domingo, 17 de junho de 2012

Guaratinguetá: descaso com o patrimônio histórico

Estação Ferroviária de Guaratinguetá
Tenho resistido muito a escrever sobre o descaso e falta de cuidados com o nosso patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Guaratinguetá.
Assumo o erro. Mas antes tarde do nunca, após o incômodo é hora de arregaçar a manga e partir para o trabalho.
Nesses tempos de tantas transformações, em Guaratinguetá, fico estarrecido diante da enormidade do descaso para com o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico que possuímos e que está sendo destruído sob o olhar indiferente ou mesmo conivente dos poderes estabelecidos para preservá-los e protegê-los. Pior a sociedade pouco tem se manifestado. Refiro-me aos armazéns do complexo ferroviário de nossa cidade.

Um dos armazéns do complexo ferroviário
Assistimos a tempos atrás os festejos para a reinauguração da estação ferroviária e a conclusão da pseuda RESTAURAÇÃO do prédio, que não foi restaurado mas, apenas maquiado. E que recentemente já sofreu uma nova reforma. A falta de zelo com os símbolos do que representam a formação da cidade nos deixa sem memória. Parece que os representantes de movimentos culturais, turísticos e sociais de Guaratinguetá estão indiferentes e mais preocupados com outros afazeres.

Foto By: Z3VIEW
E agora vemos os armazéns da estação ferroviária em ruínas.
Não suportamos mais ver nossa memória e bens patrimoniais tratados com tamanho descaso e descuido.  A hora é agora devemos,  todos nós, somar esforços para preservar o que restou de nosso patrimônio. Junte-se a nós você também. Todo apoio, contribuição e iniciativa nesse sentido será bem vindo.

Foto By; Z3VIEW
Foto By: Z3VIEW






sábado, 16 de junho de 2012

Avebury Stone Circle

Avebury é um monumento neolítico contendo três círculos de pedra, em torno de uma vala. Avebury, em Witshire, no sudoeste da Inglaterra, fica a cerca de 90 Km de Londres.
Foto By: Z3VIEW
Avebury é o maior círculo de pedra na Europa, é um dos mais conhecidos sítios pré-históricos na Grã-Bretanha.
Foto By: Z3VIEW
Mapa de Avebury
Construída por volta de 2600 a.C, durante o Neolítico, ou " Nova Idade da Pedra", o monumento compreende em uma vala com 427m de diâmetro e uma profundidade original de 17m. Dentro desta vala é o grande círculo de pedra. 
Sua finalidade original é desconhecida, embora arqueólogos acreditam que foi provavelmente usada para algum tipo de ritual ou cerimônia.
Vala do complexo de Avebury, profundidade original de 17m
A construção do complexo de Avebury exigiu enormes esforços por parte dos construtores. As pedras de arenito, pesando até 40 toneladas, foram primeiro cortadas em uma pedreira e em seguida arrastadas a uma distância de 24 Km desde Marlborough Downs, supõem os especialistas.
Vista aérea de Avebury 
A partir de estudos e escavações no local foi constatado que originalmente havia, pelo menos, 154 pedras dos quais apenas 36 permanecem em pé hoje. Há três razões para o desaparecimento destas pedras. No século XIV, líderes cristãos locais, em seu esforço para erradicar qualquer vestígio de "pagãos", derrubou  e quebrou muitas pedras. Mais tarde, nos séculos XVII e XVIII, outras tantas pedras foram removidas de suas fundações.
Por volta de 600 d.C, no período Saxsonico uma vila foi construída fora do círculo. Em 1114 d.C, um convento Beneditino e uma igreja foi construída no local.
A Igreja de St. James passou por vários períodos de construção, a mais antiga evidência data do período Anglo-Saxônico/Pre-Norman e uma data estimada do ano 1000 d. C.

St. James Avebury Church
Foto By: Z3VIEW
Maciço de 40 toneladas



sábado, 2 de junho de 2012

British Museum: Londres

Visitar o Bristish Museum (Museu Britânico) em Londres é fazer uma viagem no tempo, ao passado. O Museu Britânico é fantástico. Reúne objetos do mundo todo. Seu acervo tem antiguidades do Egito, Pérsia, Babilônia, Mesopotâmia, Palestina, Grécia, Roma e Alta Idade Média.
Fachada principal do Museu Britânico em Londres
O Museu Britânico, é considerado um dos maiores de história e cultura humana. A sua coleção permanente é de cerca de oito milhões de obras e se origina de todos os continentes, ilustrando e documentando a história e a cultura humana desde os seus primórdios até o presente.
Criado em 7 de junho de 1753 com base nas coleções do médico e cientista Sir Hans Sloane e com a aprovação formal á Lei do Parlamento pelo rei George II. O museu foi aberto ao público em 15 de janeiro de 1759.
Mapa localizando o Museu Britânico na cidade de Londres
A fachada do museu é voltada para Great Russell Street e é um edifício característico de Sir Robert Smirke, com 44 colunas de 14 metros de altura, baseado no Templo de Atena Polias em Priene, Ásia Menor. O frontão sobre a entrada principal é decorada com esculturas de Sir Richard Westmacot retratando o progresso da civilização.
Foto By: Z3VIEW
Foto By: Z3VIEW
Foto By: Z3VIEW
Foto By: Frank da Silva
Foto By: Frank da Silva
Foto By: Frank da Silva