Qualquer pessoa que tenha compromisso com a história lamenta o descaso e o abandono em que foi relegada pelo poder público e religioso, o que sobrou do Bairro do Bonfim, a igreja do Senhor Bom Jesus do Bonfim no Município de Aparecida, São Paulo.
Na realidade, a igreja sintetiza o final da breve história de um povoado, cuja desvalia atual é uma advertência ao valimento dos homens.
Na zona rural do Município de Aparecida, num lugar privilegiado pela natureza, aos pés da Serra Quebra Cangalha, temos uma igreja solitária dedicada ao Senhor Bom Jesus.
Segundo o meu amigo historiador e professor Luiz de Moura, a igreja foi construída no final do século XIX pelo fazendeiro português José Pereira Barbosa. Que em uma viagem a Europa - José Pereira fez uma parada em Salvador, na Bahia, onde visitou a igreja do senhor Bom Jesus do Bonfim. Admirado pelo esplendor da igreja resolveu construir uma igreja igual em sua propriedade.
Ainda, de acordo com o professor Luiz, lá pelos idos de 1890 a igreja foi consagrada e inaugurada com grande festa. Em torno da igreja surgiu um povoado com duas ruas, a de cima e a de baixo. Em 1906, havia no local 28 residências. Havia lojas, padaria, armazém, agência de correios, farmácia e escola. O povoado contava com barbeiro, alfaiataria, ferreiro e outros profissionais prestadores de serviços. Havia dois cemitérios um dos quais atrás da igreja.
O professor, ainda nos esclarece que, Manoel Alves Nunes, quando prefeito Municipal de Aparecida planejou a abertura de uma estrada panorâmica sobre a Serra do Tabuleiro, ligando Aparecida ao Bonfim. Cogitou-se, até transformar toda a área circunvizinha num parque - o parque das cachoeiras. Tudo isso ficou nos planos e nos sonhos.
Finaliza Luiz de Moura indignado. Sonhemos juntos! Sonhemos com aquela região transformada num parque ecológico municipal ou estadual. nossa zona rural precisa ser urgentemente redescoberta, valorizada e usada.
Luiz de Moura
Igreja do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Bairro de Bonfim, Aparecida - SP |
Ao fundo Serra Quebra Cangalha |
Zé muito bom esse alerta que você esta dando para os moradores, pois muita gente não tem conhecimento destes projetos e muito menos de quem cobrar melhorias para nossa região.
ResponderExcluirValter Sales
Boa materia... um parque ecológico municipal seria uma ideia otima para ser redescoberta e pesquisada a fundo. A região merece!
ResponderExcluirPena em ver uma Igreja assim pois a Arquidiocese de Aparecida deveria restaura-la e entregar ao povo aparecidense o triste é que eles só se preocupam com a restauração do Santuário Nacional de Aparecida, a Basílica Velha e o Seminário Bom Jesus que estão lhe dando renda com isso e as Igrejas da cidade ficam abandonadas e fechadas triste ver isso que acontece.
ResponderExcluirEU SOU RESTAURADOR QUE RESTAUROU DIVERSAS IGREJAS EM TODO O BRASIL PRINCIPALMENTE A CATEDRAL DE SANTO ANTONIO DE GUARATINGUETA SE PRECISAR DE MIM ESTOU A DISPOSIÇAO MEUS TELEFONES 035 999394745 VIVO E 035 992100663 TIM E-MAIL DECORARTT@BOL.COM.BR OBRIGADO LUIZ CARLOS RODRIGUES
ResponderExcluirEstamos diante de uma patrimônio riquíssimo jogado às traças. Alguma coisa precisa ser feita, e logo.
ResponderExcluirVamos restaurar e conservar o Bonfim !
ResponderExcluir