domingo, 4 de setembro de 2011

Estação Ferroviária em Guaratinguetá

O cartão postal mais bonito e elegante de Guaratinguetá é sem dúvida a Estação Ferroviária.
A primeira estação de Guaratinguetá foi inaugurada em 1877. Era mais um armazém de carga que uma estação de passageiros. 
Em 1914, foi construído o prédio que conhecemos hoje, e que é um belíssimo exemplar da arquitetura inglesa, construído durante a gestão de Paulo de Frontin como diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Até os anos de 1950, era o ponto mais badalado de Guaratinguetá. Foi desativada pela REFESA em 1996; depois disso a estação foi abandonada, não sendo utilizada pela atual MRS, concessionária do trecho.
Tombada pelo Condephaat em 1982, passaram-se 20 anos de abandono, entraves políticos e burocráticos, até que em 2006 teve inicio a restauração, ou melhor uma reforma meia-boca, já que esta reforma destruiu as características originais do prédio (interno e externo). Segundo o restaurador Camilo Boito, deve-se fazer o impossível, um "milagre" para conservar o aspecto original da obra (Boito, Camilo, Os Restauradores, SP: Artes e Oficio, 2002). A estação reformada foi entregue  pela prefeitura em 2008 para ser utilizada como centro de capacitação de professores da rede municipal e como espaço de eventos e exposições. Infelizmente, o prédio já se encontra em processo de deterioração.






Nenhum comentário:

Postar um comentário