Amedeo Clemente Modigliani foi um importante pintor e escultor italiano. Nasceu em 12 de
julho de 1884 na cidade de Livorno (Itália) e faleceu em 24 de janeiro de 1920
na cidade de Paris. De família judaica, Modigliani construiu quase toda sua
carreira nas artes plásticas em Paris.
Ainda jovem foi estimulado na vida artística pela mãe que o levava para
conhecer obras de artes em museus. Nesta fase, estudou artes plásticas no
estúdio artístico de Guglielmo Micheli.
Modigliani
pode ser considerado um autodidata, apesar dos estudos feitos na mocidade. As
maiores influências, que persistem ao longo de toda a sua obra, são a pintura
renascentista de Siena e as esculturas africanas.
Ao
fixar-se em Montmartre, em 1906, Modigliani não trava relações com os
principais artistas que ali viviam, nem mesmo com Picasso,
que já se tornara famoso. A companhia frequente de Modigliani, nessa fase, é
Maurice Utrillo, que o inicia no hábito das bebidas e drogas, que lhe
arruinariam a saúde.
Só ao final desse período é que
Modigliani faz uma obra considerada entre as suas mais importantes: o quadro
"O violoncelista", exposto no Salão dos Independentes de 1909.
O cubismo causa-lhe profunda
impressão. Admira também a pintura de Cézanne.
A arte africana e as reminiscências da pintura sienesa dão aos seus trabalhos
de escultura - que faz por influência de Brancusi - as características
principais.
Embora
a curta fase final da carreira de Modigliani seja considerada a mais
importante, desde o princípio seus trabalhos possuem um estilo inconfundível:
figuras alongadas, de pescoço comprido, rosto oval ligeiramente inclinado e
olhos marcados por dois pequenos pontos, mas com a leve alusão de um sorriso.
Seu
admirável domínio da cor é completado por um quase despojamento da figura, em
que muitos quiseram ver a marca de sua inclinação para a escultura.
Nos últimos anos da vida, pinta quase só
retrato e nus femininos.
A
sensualidade de suas figuras não está em suas carnes, mas na posição e
alongamento que o pintor lhes dá.
Outra característica forte de seu
acervo artístico é o nu feminino. Causou enorme escândalo na época, começo do
século XX, porém o argumento do artista era de que não era um nu sensual, em
que somente se despia as roupas, mas sim um desnudamento da alma humana (!), o
que mesmo para nós, meros leitores de suas obras, demonstram-se real: o nu é
muito natural e nem um pouco rebuscado, o que enfatiza ainda mais a solidão e
apatia dos retratados.
A obra "Reclining Nude" ("Nu Deitado"), foi
leiloada na Casa Christie's, em Nova York, por 170,4 milhões de dólares.
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