sábado, 21 de janeiro de 2017

Modigliani

Amedeo Clemente Modigliani foi um importante pintor e escultor italiano. Nasceu em 12 de julho de 1884 na cidade de Livorno (Itália) e faleceu em 24 de janeiro de 1920 na cidade de Paris. De família judaica, Modigliani construiu quase toda sua carreira nas artes plásticas em Paris. 
Ainda jovem foi estimulado na vida artística pela mãe que o levava para conhecer obras de artes em museus. Nesta fase, estudou artes plásticas no estúdio artístico de Guglielmo Micheli.
Modigliani pode ser considerado um autodidata, apesar dos estudos feitos na mocidade. As maiores influências, que persistem ao longo de toda a sua obra, são a pintura renascentista de Siena e as esculturas africanas.
Ao fixar-se em Montmartre, em 1906, Modigliani não trava relações com os principais artistas que ali viviam, nem mesmo com Picasso, que já se tornara famoso. A companhia frequente de Modigliani, nessa fase, é Maurice Utrillo, que o inicia no hábito das bebidas e drogas, que lhe arruinariam a saúde.
Só ao final desse período é que Modigliani faz uma obra considerada entre as suas mais importantes: o quadro "O violoncelista", exposto no Salão dos Independentes de 1909.
O cubismo causa-lhe profunda impressão. Admira também a pintura de Cézanne. A arte africana e as reminiscências da pintura sienesa dão aos seus trabalhos de escultura - que faz por influência de Brancusi - as características principais.
Embora a curta fase final da carreira de Modigliani seja considerada a mais importante, desde o princípio seus trabalhos possuem um estilo inconfundível: figuras alongadas, de pescoço comprido, rosto oval ligeiramente inclinado e olhos marcados por dois pequenos pontos, mas com a leve alusão de um sorriso.

Seu admirável domínio da cor é completado por um quase despojamento da figura, em que muitos quiseram ver a marca de sua inclinação para a escultura.
Nos últimos anos da vida, pinta quase só retrato e nus femininos.
A sensualidade de suas figuras não está em suas carnes, mas na posição e alongamento que o pintor lhes dá.
Outra característica forte de seu acervo artístico é o nu feminino. Causou enorme escândalo na época, começo do século XX, porém o argumento do artista era de que não era um nu sensual, em que somente se despia as roupas, mas sim um desnudamento da alma humana (!), o que mesmo para nós, meros leitores de suas obras, demonstram-se real: o nu é muito natural e nem um pouco rebuscado, o que enfatiza ainda mais a solidão e apatia dos retratados.

A obra "Reclining Nude" ("Nu Deitado"), foi leiloada na Casa Christie's, em Nova York, por 170,4 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário