sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Qual a diferença entre cerveja e chopp?

Vários tipos de cerveja

Para tirar as dúvidas que ainda possam existir sobre a diferença entre as cervejas nacionais dominantes no mercado (as chamadas pilsen) e o chope (também chamado chopp), quero neste post mostrar que a diferença entre o chopp e a cerveja é o processo de pasteurização. Ambos possuem a mesma formulação com a diferença de que a cerveja sofre o processo de pasteurização (processo em que a cerveja, já na garrafa, é aquecida a uma temperatura muito alta e logo em seguida resfriada de forma muito rápida, causando um choque térmico, e assim neutralizando a ação dos fermentos, isso é feito para que a garrafa não estoure), que lhe confere uma vida útil maior, e o acréscimo de antioxidantes e estabilizantes. Já o chopp é a cerveja “crua”, isto é, não pasteurizada e sem qualquer aditivo, daí ter uma vida útil menor e ter que ser armazenada por menor prazo. O chopp, para os apreciadores, torna-se mais “leve”.
Em outros países, é normal encontrar cerveja vendida na torneira de chope, mas não confunda: quase sempre isso não passa de cerveja na pressão.

Pub de Londres
Uma curiosidade: A palavra chopp é derivada da palavra alemã schopp que significa uma medida equivalente a 300ml.
Que a cerveja é a melhor companhia nos dias mais quentes, poucos contestam. No Brasil, o consumo da bebida por habitante é de 62 litros por ano.
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa alemã Bath-Haas Group, o Brasil está entre os 20 maiores consumidores da bebida no mundo. Na 17ª posição, o país é um dos poucos da América Latina entre esses vinte.
No levantamento feito com 40 países, a República Checa saiu na frente com 143 litros anuais por habitante. Em seguida, aparece a Áustria com 108 litros por pessoa.
A Alemanha, criadora da Oktoberfest, aparece na terceira posição com 107 litros por habitante.
De copo vazio.
Segundo o levantamento, a Nigéria e a Índia são os países com o menor consumo da bebida por habitante. No primeiro país, são 9 litros por pessoa, enquanto no outro, são apenas dois litros por habitante ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário